CAMPINA
GRANDE
COMO VOCÊ
MERECE!
 

 

 


03/10/2009
CTur analisa reflexos do turismo na economia

O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reuniu em 30 de setembro especialistas para tratar dos diferentes reflexos que a atividade turística gera na economia do País. O encontro aconteceu na sede da CNC, no Rio de Janeiro.

Abrindo a reunião, Bayard do Couto Boiteux, conselheiro e coordenador geral dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, destacou pontos específicos sobre “Os impactos da economia turística na população anfitriã”. Bayard destacou que a população percebe o turismo de forma diferente daqueles que atuam no segmento, e não sabe como a atividade impacta a economia.

“O senso comum é o que se apresenta nos cadernos de turismo: apenas a venda de pacotes. Deveríamos estar no caderno de economia dos jornais”, afirmou. O especialista sugeriu a criação de uma cartilha denominada “O Turismo pode mudar a sua qualidade de vida: impactos econômicos”, com informações que mostrem como a atividade pode impactar de maneira positiva a economia; a programação de palestras desenvolvidas em clubes, escolas, repartições públicas, associações de moradores sobre economia e Turismo; e a sistematização de todas as informações sobre impactos econômicos do Turismo nos portais das prefeituras das cidades.

Luiz Gustavo Barbosa, coordenador do Núcleo de Turismo da Fundação Getulio Vargas, falou sobre “Competitividade x Impacto na Economia”. Para ele, a dificuldade de o Turismo se posicionar como importante atividade econômica dá-se por alguns motivos, entre eles, pelo fato de a atividade representar pouco na economia do País – cerca de 2,5% do PIB nacional. “Ainda existe muito potencial a ser explorado. É uma vocação natural”, disse.

Por fim, Alexandre Sampaio de Abreu, presidente do Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Rio de Janeiro, destacou em sua participação que acredita que o turismo receptivo deva ser considerado atividade de exportação, beneficiando-se da desoneração de tributos e dando mais condições de o setor se tornar mais competitivo.

Fonte: Portal do Comércio



 
 
.

.

   Parceiros


 
 
 
 

SindCampina.com.br
Av. Mal. Floriano Peixoto, 715 - 3º andar - sala 302 - Centro - Campina Grande - PB - Fone: (83) 3341-1989


Quem criou este site? Quem hospeda este site? Conheça Campina Grande e João Pessoa