04/11/2009
Pesquisa Revela Hábitos de Consumo do Turista Brasileiro

Levantamento será estratégico para a formulação de ações e políticas de divulgação do turismo

Os brasileiros planejam as viagens com antecedência, mas efetivam a compra em cima da hora, pagam à vista e preferem montar seus roteiros sozinhos. Nos últimos dois anos, viajaram mais pelo Brasil e avaliaram positivamente o passeio. Os dados fazem parte da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009 apresentada pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta quarta-feira (04/11), em Brasília. O levantamento foi realizado pelo Instituto Vox Populi a pedido do Ministério do Turismo (MTur).

Segundo o estudo, o número de pessoas que fizeram pelo menos uma viagem pelo Brasil nos últimos dois anos aumentou 83% em relação ao estudo feito em 2007. Dos 2.514 entrevistados, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. Na última pesquisa, esse percentual correspondia a 32%.

“Isso mostra a força do turismo brasileiro. Houve um alargamento do mercado de consumo do país com a entrada de mais de 20 milhões de brasileiros na classe média e isso refletiu no aumento do número de viagens nos últimos dois anos”, ressaltou Barretto durante a coletiva.

A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO). Foram ouvidos 2.514 brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D.

Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram algum tipo de viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram nos últimos dois anos, mas pretendem fazê-lo nos próximos dois); e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos).

Para melhor detalhamento da pesquisa, os não clientes (192) foram desconsiderados. Deste modo, o universo ficou dividido entre cliente atual (1.479) e cliente potencial (843). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Segundo o diretor do Departamento de Promoção e Marketing Nacional do MTur, Márcio Nascimento, a pesquisa é fundamental para qualquer planejamento em comunicação. “Essa pesquisa servirá para afinar nossa comunicação com o público final e, ainda, direcionar nosso trabalho para como as pessoas costumam consumir o produto turismo dentro do país”, afirmou.

Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro

Além de viajarem mais pelo Brasil, os entrevistados disseram-se satisfeitos com o passeio: 95,1% dos clientes atuais avaliaram a viagem como ‘boa ou ótima’ e 53,7% tiveram suas expectativas totalmente correspondidas. A maior parte (92,6%) afirmou ter intenção de voltar ao local visitado e 95% recomendaria o destino a amigos e familiares.

Para Barretto, esses dados reforçam a fidelização do turista brasileiro e o esforço do governo federal em tornar o destino Brasil competitivo por meio da qualificação e melhora da infraestrutura turística.

A maioria dos clientes atuais também avaliou positivamente a viagem quando questionada sobre os itens: hotéis e pousadas; restaurantes; segurança; opções de lazer; meios de transporte; e informações turísticas.

O levantamento mostra que a maioria dos clientes atuais (69,2%) planeja a viagem com antecedência, mas na hora de efetivar a compra, 61,6% o faz faltando menos de 30 dias para a viagem. Desse total, 19,9% fecha o negócio sete dias antes de viajar.

Com relação ao pagamento, a maioria prefere pagar à vista, tanto os clientes atuais (63,2%) como os potenciais (63,9%). A maior parte também planeja seus roteiros sem contratar os serviços de uma agência de viagem: 78,3% dos clientes atuais e 79,1% dos potenciais preferem viajar por conta própria.

Os amigos e a internet são as principais fontes de informação sobre as viagens para 80,6% dos clientes atuais e 78,6% dos clientes potenciais. A maioria dos clientes atuais (65,7%) vê na família a melhor companhia para as viagens; 17% prefere viajar com amigos; 10,8%, sozinho; e 6,6% em grupo.

A busca por descanso, tranquilidade, lazer e entretenimento foram os principais motivos citados por quem viajou pelo Brasil nos últimos dois anos ou pretende viajar nos próximos dois. A Bahia é o destino escolhido por 11,6% dos clientes atuais, seguida por São Paulo (10,9%), Rio de Janeiro (9,4%) e Santa Catarina (9,0%). O estado do Nordeste também é preferência de 21,4% dos clientes potenciais. Pernambuco (11,9%), Rio de Janeiro (11,3%) e Ceará (9,8%) aparecem na sequência.

Segundo a pesquisa, 38,9% dos que viajaram pelo Brasil nos últimos dois anos têm renda superior a 10 salários mínimos, enquanto 34,8% das pessoas com interesse em viajar até 2011 ganham entre 1 e 3 salários mínimos. “Esse é um dado bastante positivo, pois mostra maior participação das classes com menor poder aquisitivo no turismo. Antes você tinha um turismo concentrado nas classes A e B. Agora, nosso desafio é criar produtos para esse novo público”, declarou.

Barretto ressaltou, ainda, a força do turismo rodoviário nas viagens regionais apontada pela pesquisa, bem como o crescimento constante dos desembarques domésticos. “Somente em setembro a Infraero registrou 4,9 milhões, 33,23% de alta em comparação a 2008”, disse. O automóvel e o avião, respectivamente, aparecem como os meios de transportes preferidos para 41,8% e 33,5% dos clientes atuais. Entre os clientes potenciais, 35,5% preferem o automóvel e 40,2%, o ônibus.

VERÃO 2009/2010

Na ocasião, o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, lançou a campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” para o verão 2009/2010. “Esse é o lançamento da disputa pelo verão 2009/2010”, declarou Pereira.

O secretário explicou que há três anos o MTur resolveu abandonar uma ação promocional mais institucional para uma ação mais ofensiva devido ao turismo ter se tornado uma mercado cada vez mais competitivo. “Queremos mostrar um Brasil que o brasileiro não conhecia pela sua diversidade e tamanho e fomentar o hábito do consumo do turismo dentro do país. Sabemos que esse é um mercado competitivo é queremos conquistar esse público”, afirmou.

Com o foco nas parias brasileiras – preferência nacional segundo a pesquisa –, a ação pretende estimular as viagens domésticas no país durante as férias. O litoral brasileiro é o tema de filmes publicitários e impressos, que serão veiculados, a partir deste domingo (08/11), em canais de televisão, internet, revistas, jornais, cinemas, aeroportos e estações de metrô.

Fonte: Ministério do Turismo