04/11/2009 Pesquisa Revela Hábitos de Consumo do Turista Brasileiro
Levantamento será estratégico para a formulação de ações e políticas de
divulgação do turismo
Os brasileiros planejam as viagens com antecedência, mas efetivam a compra em
cima da hora, pagam à vista e preferem montar seus roteiros sozinhos. Nos
últimos dois anos, viajaram mais pelo Brasil e avaliaram positivamente o
passeio. Os dados fazem parte da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo
Brasileiro 2009 apresentada pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta
quarta-feira (04/11), em Brasília. O levantamento foi realizado pelo Instituto
Vox Populi a pedido do Ministério do Turismo (MTur).
Segundo o estudo, o número de pessoas que fizeram pelo menos uma viagem pelo
Brasil nos últimos dois anos aumentou 83% em relação ao estudo feito em 2007.
Dos 2.514 entrevistados, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. Na última pesquisa,
esse percentual correspondia a 32%.
“Isso mostra a força do turismo brasileiro. Houve um alargamento do mercado de
consumo do país com a entrada de mais de 20 milhões de brasileiros na classe
média e isso refletiu no aumento do número de viagens nos últimos dois anos”,
ressaltou Barretto durante a coletiva.
A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 17 de junho e 7 de julho
deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo
Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador
(BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO). Foram ouvidos
2.514 brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D.
Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram
algum tipo de viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não
viajaram nos últimos dois anos, mas pretendem fazê-lo nos próximos dois); e não
clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos).
Para melhor detalhamento da pesquisa, os não clientes (192) foram
desconsiderados. Deste modo, o universo ficou dividido entre cliente atual
(1.479) e cliente potencial (843). A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos
percentuais.
Segundo o diretor do Departamento de Promoção e Marketing Nacional do MTur,
Márcio Nascimento, a pesquisa é fundamental para qualquer planejamento em
comunicação. “Essa pesquisa servirá para afinar nossa comunicação com o público
final e, ainda, direcionar nosso trabalho para como as pessoas costumam consumir
o produto turismo dentro do país”, afirmou.
Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro
Além de viajarem mais pelo Brasil, os entrevistados disseram-se satisfeitos com
o passeio: 95,1% dos clientes atuais avaliaram a viagem como ‘boa ou ótima’ e
53,7% tiveram suas expectativas totalmente correspondidas. A maior parte (92,6%)
afirmou ter intenção de voltar ao local visitado e 95% recomendaria o destino a
amigos e familiares.
Para Barretto, esses dados reforçam a fidelização do turista brasileiro e o
esforço do governo federal em tornar o destino Brasil competitivo por meio da
qualificação e melhora da infraestrutura turística.
A maioria dos clientes atuais também avaliou positivamente a viagem quando
questionada sobre os itens: hotéis e pousadas; restaurantes; segurança; opções
de lazer; meios de transporte; e informações turísticas.
O levantamento mostra que a maioria dos clientes atuais (69,2%) planeja a viagem
com antecedência, mas na hora de efetivar a compra, 61,6% o faz faltando menos
de 30 dias para a viagem. Desse total, 19,9% fecha o negócio sete dias antes de
viajar.
Com relação ao pagamento, a maioria prefere pagar à vista, tanto os clientes
atuais (63,2%) como os potenciais (63,9%). A maior parte também planeja seus
roteiros sem contratar os serviços de uma agência de viagem: 78,3% dos clientes
atuais e 79,1% dos potenciais preferem viajar por conta própria.
Os amigos e a internet são as principais fontes de informação sobre as viagens
para 80,6% dos clientes atuais e 78,6% dos clientes potenciais. A maioria dos
clientes atuais (65,7%) vê na família a melhor companhia para as viagens; 17%
prefere viajar com amigos; 10,8%, sozinho; e 6,6% em grupo.
A busca por descanso, tranquilidade, lazer e entretenimento foram os principais
motivos citados por quem viajou pelo Brasil nos últimos dois anos ou pretende
viajar nos próximos dois. A Bahia é o destino escolhido por 11,6% dos clientes
atuais, seguida por São Paulo (10,9%), Rio de Janeiro (9,4%) e Santa Catarina
(9,0%). O estado do Nordeste também é preferência de 21,4% dos clientes
potenciais. Pernambuco (11,9%), Rio de Janeiro (11,3%) e Ceará (9,8%) aparecem
na sequência.
Segundo a pesquisa, 38,9% dos que viajaram pelo Brasil nos últimos dois anos têm
renda superior a 10 salários mínimos, enquanto 34,8% das pessoas com interesse
em viajar até 2011 ganham entre 1 e 3 salários mínimos. “Esse é um dado bastante
positivo, pois mostra maior participação das classes com menor poder aquisitivo
no turismo. Antes você tinha um turismo concentrado nas classes A e B. Agora,
nosso desafio é criar produtos para esse novo público”, declarou.
Barretto ressaltou, ainda, a força do turismo rodoviário nas viagens regionais
apontada pela pesquisa, bem como o crescimento constante dos desembarques
domésticos. “Somente em setembro a Infraero registrou 4,9 milhões, 33,23% de
alta em comparação a 2008”, disse. O automóvel e o avião, respectivamente,
aparecem como os meios de transportes preferidos para 41,8% e 33,5% dos clientes
atuais. Entre os clientes potenciais, 35,5% preferem o automóvel e 40,2%, o
ônibus.
VERÃO 2009/2010
Na ocasião, o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira,
lançou a campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” para
o verão 2009/2010. “Esse é o lançamento da disputa pelo verão 2009/2010”,
declarou Pereira.
O secretário explicou que há três anos o MTur resolveu abandonar uma ação
promocional mais institucional para uma ação mais ofensiva devido ao turismo ter
se tornado uma mercado cada vez mais competitivo. “Queremos mostrar um Brasil
que o brasileiro não conhecia pela sua diversidade e tamanho e fomentar o hábito
do consumo do turismo dentro do país. Sabemos que esse é um mercado competitivo
é queremos conquistar esse público”, afirmou.
Com o foco nas parias brasileiras – preferência nacional segundo a pesquisa –, a
ação pretende estimular as viagens domésticas no país durante as férias. O
litoral brasileiro é o tema de filmes publicitários e impressos, que serão
veiculados, a partir deste domingo (08/11), em canais de televisão, internet,
revistas, jornais, cinemas, aeroportos e estações de metrô.
Fonte: Ministério do Turismo
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