07/05/2009
Boas pespectivas para a hotelaria

As notícias preocupantes que circulam sobre a crise econômico-financeira global e seu impacto no Brasil tendem a fazer com que as pessoas prevejam um período negativo. No entanto, analisando os últimos acontecimentos podemos ver que 2009 será um ano difícil, mas com boas perspectivas para o mercado brasileiro.

No caso dos resorts, que são voltados para o público de lazer, mas também atendem a uma parcela importante do segmento de convenções, a queda do dólar nos últimos tempos fez com que o País ficasse caro demais para os estrangeiros e os destinos internacionais ficassem baratos para o mercado doméstico, o que consolidou uma queda significativa para os negócios desse segmento. Com a crise, a moeda norte-americana teve um aumento substancial e esse quadro reverteu-se, tanto para os turistas brasileiros quanto para os estrangeiros. O mercado de eventos vem seguindo a mesma lógica. E, 2009 deverá ser apenas o início desta retomada.

O diretor-geral do Serhs Natal Grand Hotel, Jan Von Bahr, enxerga um período promissor. "Será um ano com mais dificuldades, mas grandes oportunidades no mercado de lazer e convenções. Já criamos programas de incentivos para os organizadores de eventos, para os agentes de viagem, como estratégia para transpor esses obstáculos. Esperamos um crescimento significativo para os dois segmentos principalmente no que diz respeito ao mercado nacional".

Outro resort, O Jatiúca Hotels & Resorts, em Maceió (AL), anda bem otimista. Para o diretor-geral, Frederico Melo, o resort começou o ano de 2009 com o pé direito. Os bons resultados podem ser vistos no primeiro bimestre deste ano, quando apresentou uma melhora de 20% se comparado com 2008. Uma das mudanças para lidar com a crise foi o novo foco aplicado. "A principal mudança na estratégia comercial é que estamos focando todos os esforços no mercado nacional, que agora está viajando mais dentro do Brasil e para hotéis de lazer", disse Melo.

Já os hotéis voltados para o turismo de negócios, as perspectivas também não são ruins. Esse segmento sofreu um forte impacto nos primeiros cinco anos desta década provocada pela avalanche de apart-hotéis em contrução. A partir de 2005, após a inauguração destas últimas unidades em construção, e impulsionado pelo forte crescimento econômico, inciou-se um processo de recuperação do mercado hoteleiro das grandes cidades. Hoje, devido a liquidez, são poucos os projetos de construção para esse mercado. A concorrência é um pouco maior e a recuperação da receita será um pouco mais modesta, mas ainda na ordem de 10% para este ano.

Fonte: BRASILTURIS JORNAL / 04-05-09