10/03/2009
Prazo final para participar do novo guia de Hotéis do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem é na próxima quarta-feira (11)

Um novo guia impresso de hotéis participantes do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem será lançado pelo Ministério do Turismo. O objetivo da publicação é divulgar informações detalhadas sobre os hotéis cadastrados ao programa que foi lançado há cerca de um ano pelo MTUR com gestão do Instituto Marca Brasil. Todos os estabelecimentos que já participam do projeto e aqueles que se cadastrarem até a próxima quarta-feira dia 11 de março, terão suas informações acrescentadas no Guia que circulará pelo País inteiro e terá uma tiragem de 250 mil exemplares. O único pré-requisito para participar do programa é estar com o cadastro regularizado no Ministério do Turismo, (Lei nº 11.771/08 – art.º 22). Para se cadastrar acesse o Cadastur - www.cadastur.turismo.gov.br.

O Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, que consiste em oferecer 50% de desconto nas diárias de hotel para pessoas com 60 anos ou mais, já possui 2 mil meios de hospedagem cadastrados/ /em 410 destinos do País.

O programa foi criado com o objetivo de auxiliar no combate à baixa ocupação de destinos e também promover lazer e qualidade de vida para os idosos.

O Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem é um programa do Ministério do Turismo e conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Federação Nacional dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Associação Brasileira de Resorts (ABR), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil ( FOHB) e gestão do Instituto Marca Brasil (IMB).

De acordo com o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, participar do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem é uma maneira de conquistar um segmento de mercado de pelo menos 9 milhões de pessoas com disponibilidade para viajar e manter um melhor equilíbrio da ocupação hoteleira. Para ele, uma das grandes vantagens do programa é que cabe ao hoteleiro definir o período de baixa ocupação e quantos apartamentos quer disponibilizar.

A diretora do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, enfatiza ainda que o projeto reúne três grandes vantagens para o turismo nacional. A primeira é a inclusão digital, pois o Portal de Hospedagem é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo SEBRAE e pelo Ministério do Turismo para auxiliar na divulgação dos meios de hospedagem no mercado nacional e internacional. Uma segunda vantagem é a política estabelecida pelo Ministério do Turismo para melhorar o equilíbrio de mercado e incentivar o turismo interno. E, por fim, mas não menos importante: a inclusão social, que permitirá o acesso a todos os benefícios que o turismo pode oferecer a uma maior parcela da população.

Este ano, o Instituto Marca Brasil pretende alcançar a marca de 3 mil hotéis conveniados no programa e incrementar o números de idosos cadastrados no Portal de Hospedagem.

Para participar do Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem é preciso acessar o Portal de Hospedagem (www.portaldehospedagem.com.br) e fazer o cadastro do hotel gratuitamente, que é rápido e simples. Basta acessar o site, clicar em “Cadastre-se”, escolher a alternativa “Meio de Hospedagem” e seguir preenchendo os campos como: dados da empresa, características, serviços oferecidos e Viaja Mais.

O Portal de Hospedagem vem recebendo cerca de 10 mil acessos por dia. Foram mais de 2,8 milhão só no ano de 2008 e 50 mil intenções de reservas para os 4.850 meios cadastrados.

Fonte: Newsletter FNHRBS 006/09