13/04/2009
Mantega se reunirá com operadoras de cartão

Durante reunião 05/04/2009 do grupo de acompanhamento da crise, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, manifestou indignação com a informação de que as operadoras de cartão de crédito teriam aumentado em 25% a taxa de administração cobrada para o varejo.

Mantega disse que vai tratar desse tema com o novo presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, que também preside a associação brasileira das empresas de cartão de crédito. Afirmou também que vai chamar os presidentes das operadoras para pedir explicações sobre esse aumento.

A informação do aumento da taxa de administração foi dada na reunião por Cláudio Conz, presidente da Anamaco (associação dos comerciantes de material de construção). Ele disse que as operadoras aumentaram de 2,8% para 3,6% a taxa de administração cobrada sobre as operações de cartões de crédito nos últimos 20 dias.

Procuradas pela Folha, as duas grandes operadoras de cartões de crédito no Brasil, a Redecard e a Visanet, negam terem concedido qualquer reajuste, inclusive para material de construção, tanto nas taxas de administração como no aluguel das máquinas usadas pelos lojistas para o uso do cartão.

Cláudio Conz reafirmou à Folha, no entanto, que os reajustes realmente ocorreram e que essa prática vinha na contramão das medidas que vêm sendo tomadas pelo governo no sentido de reduzir impostos e baixar juros. "Esse aumento é inoportuno", diz Conz.

O tom da reunião, no entanto, foi bastante ameno. A maioria dos empresários presentes de cerca de dez diferentes setores observou uma relativa melhora das vendas em março, o que indica sinais de recuperação da economia.

O próprio Cláudio Conz, por exemplo, afirmou que as vendas de material de construção aumentaram 25% neste último final de semana em razão da redução de IPI para o setor anunciada dias antes. Ele pediu a Mantega que o benefício fosse estendido a outros itens.

Também estavam presentes representantes das associações de automóveis, papel e celulose, têxtil, máquinas e equipamentos, bancos e outras.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO