CAMPINA
GRANDE
COMO VOCÊ
MERECE!
 

 

 


16/12/2009
Mundo deverá Beber mais de 260 Bi de litros de produtos lácteos

O consumo de lácteos no mundo deve crescer 1,3%, saindo de 259 bilhões de litros, em 2008, para 263 bilhões de litros neste ano. No Brasil, o consumo pulou 2,5%, para 10,3 bilhões de litros. O destaque ficou com a região Nordeste, cujo aumento foi de 20%, conforme pesquisa feita pela sueca Tetra Pak Dairy Index , que levou em conta o consumo mundial de leite e outros lácteos líquidos - como leite flavorizado (leite com sabor), evaporado e condensado - refrigerados ou não.

Os mercados emergentes, como o Brasil, segundo os dados, devem continuar puxando o crescimento do consumo do setor de lácteos. - Nosso país ocupa a sexta posição entre os maiores produtores de leite do mundo e apresentamos o maior potencial de crescimento.

Além disso, já somos o quinto maior exportador do produto e temos grandes chances de nos tornar o primeiro. Para 2010, podemos nos preparar para novo crescimento, que será impulsionado pela recuperação do mercado e dos valores de exportações - avalia Rodrigo Alvim, presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Mesmo nos mercados desenvolvidos, onde a Tetra Pak esperava recuo de 1,2% no consumo este ano, houve aumento de 0,6% na demanda. - O consumo global não caiu porque os consumidores não deixaram de comprar lácteos, apenas optaram pelos produtos mais baratos da categoria. Rodrigo diz ainda que as chances do Brasil são maiores em função do clima tropical, sem o rigor dos invernos de clima temperado.

Somos o quinto maior país em extensão territorial, o que nos daria, caso fosse necessário, condições de expansão de área para produção; temos enorme potencial para aumentar a produtividade, sem ser necessário a inclusão de um único hectare a mais em área e temos a quinta maior população, garantindo um grande mercado doméstico.

A pesquisa mostra ainda que, enquanto a perspectiva no Brasil é de crescimento no consumo a uma média ponderada de 3% entre 2009 e 2012, a expectativa é de queda de 0,6% nos EUA e no Reino Unido (dois dos países mais afetados pela crise) e de recuo de 2,3% no Japão. Já para Índia e China, a perspectiva é de crescimento de 2,2% e 7,1%, respectivamente. Para o consumo global, a previsão da Tetra Pak é de um crescimento a taxa anual acumulada de 2,2% entre 2009 e 2012.

Fonte: Monitor Mercantil



 
 
.

.

   Parceiros


 
 
 
 

SindCampina.com.br
Av. Mal. Floriano Peixoto, 715 - 3º andar - sala 302 - Centro - Campina Grande - PB - Fone: (83) 3341-1989


Quem criou este site? Quem hospeda este site? Conheça Campina Grande e João Pessoa