16/12/2009 Mundo deverá Beber mais de 260 Bi de litros de produtos lácteos
O consumo de lácteos no mundo deve crescer 1,3%, saindo de 259 bilhões de
litros, em 2008, para 263 bilhões de litros neste ano. No Brasil, o consumo
pulou 2,5%, para 10,3 bilhões de litros. O destaque ficou com a região Nordeste,
cujo aumento foi de 20%, conforme pesquisa feita pela sueca Tetra Pak Dairy
Index , que levou em conta o consumo mundial de leite e outros lácteos líquidos
- como leite flavorizado (leite com sabor), evaporado e condensado -
refrigerados ou não.
Os mercados emergentes, como o Brasil, segundo os dados, devem continuar puxando
o crescimento do consumo do setor de lácteos. - Nosso país ocupa a sexta posição
entre os maiores produtores de leite do mundo e apresentamos o maior potencial
de crescimento.
Além disso, já somos o quinto maior exportador do produto e temos grandes
chances de nos tornar o primeiro. Para 2010, podemos nos preparar para novo
crescimento, que será impulsionado pela recuperação do mercado e dos valores de
exportações - avalia Rodrigo Alvim, presidente da Comissão Nacional de Pecuária
de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Mesmo nos mercados desenvolvidos, onde a Tetra Pak esperava recuo de 1,2% no
consumo este ano, houve aumento de 0,6% na demanda. - O consumo global não caiu
porque os consumidores não deixaram de comprar lácteos, apenas optaram pelos
produtos mais baratos da categoria. Rodrigo diz ainda que as chances do Brasil
são maiores em função do clima tropical, sem o rigor dos invernos de clima
temperado.
Somos o quinto maior país em extensão territorial, o que nos daria, caso fosse
necessário, condições de expansão de área para produção; temos enorme potencial
para aumentar a produtividade, sem ser necessário a inclusão de um único hectare
a mais em área e temos a quinta maior população, garantindo um grande mercado
doméstico.
A pesquisa mostra ainda que, enquanto a perspectiva no Brasil é de crescimento
no consumo a uma média ponderada de 3% entre 2009 e 2012, a expectativa é de
queda de 0,6% nos EUA e no Reino Unido (dois dos países mais afetados pela
crise) e de recuo de 2,3% no Japão. Já para Índia e China, a perspectiva é de
crescimento de 2,2% e 7,1%, respectivamente. Para o consumo global, a previsão
da Tetra Pak é de um crescimento a taxa anual acumulada de 2,2% entre 2009 e
2012.
Fonte: Monitor Mercantil
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