CAMPINA
GRANDE
COMO VOCÊ
MERECE!
 

 

 


17/04/2009
MANTEGA DIZ QUE O PIOR DA CRISE ECONÔMICA JÁ PASSOU

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco na Câmara que o pior período da crise "já passou" e que os indicadores apurados nas últimas semanas demonstram melhora no sistema de crédito internacional, foco inicial da crise mundial.

"Nós notamos algumas melhorias nesse segmento, embora ainda não tenha sido equacionado o problema dos ativos tóxicos, lastreados em hipotecas e em outras aplicações temerárias, porém o mercado está mais calmo, o crédito interbancário está melhor e começa a financiar a produção", declarou ele, em audiência pública.

Essa suposta inflexão, destacou Mantega, não deverá impedir que "a maioria dos países avançados e alguns países emergentes" passem por um período de recessão em 2009. "O que eu posso ver é o encurtamento da crise a partir de medidas fortes que vêm sendo tomadas pelos países, uma intervenção forte do estado". Para ele, é provável que, já no último trimestre do ano, algumas economias, como a americana, apresentem índices positivos de crescimento com repercussão favorável sobre o Brasil a partir de 2010.

Mantega reiterou ainda que o Brasil deverá ser um dos primeiros países a superar os efeitos da crise financeira, por conta das medidas "anticíclicas" adotadas pelo governo, como a redução nos juros básicos, flexibilização da política monetária motivada pelo aumento da oferta de crédito e algumas medidas fiscais como a redução de tributos e aumento de investimentos.

Segundo ele, nas crises anteriores, a economia do País era mais frágil e agravava a crise, pois provocava fuga de capitais dos investidores internacionais. "Com isso, o governo elevava a taxa de juros para segurar a fuga de capitais, a dívida pública subia e, para compensar, o governo cortava gastos e investimentos, derrubando a atividade e o PIB"



 
 
.

.

   Parceiros


 
 
 
 

SindCampina.com.br
Av. Mal. Floriano Peixoto, 715 - 3º andar - sala 302 - Centro - Campina Grande - PB - Fone: (83) 3341-1989


Quem criou este site? Quem hospeda este site? Conheça Campina Grande e João Pessoa