CAMPINA
GRANDE
COMO VOCÊ
MERECE!
 

 

 



19/04/2010
Campina eleva Índice de Potencial de Consumo em 18%, o maior do interior do NE

Campina Grande apresentou em 2009 um aumento de cerca de 18% no Índice de Potencial de Consumo, indicador que aponta a capacidade dos moradores das cidades brasileiras em consumir produtos e serviços.

O estudo, elaborado pela Consultoria Target Marketing e Pesquisas, de São Paulo, foi divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto de Estudos Metropolitanos – IEME.

A cidade apresentou IPC de 0,20333, o maior do interior nordestino, ficando acima de municípios como Paulista-PE (0,16505), Caruaru-PE (0,13599), Vitória da Conquista-BA (0,13481), Mossoró-RN (0, 10834), Petrolina-PE (0,10548), Imperatriz-MA (0,10272), Juazeiro-BA (0,10172), Juazeiro do Norte-CE (0,09942), Camaçari-BA (0,09284), Garanhuns-PE (0,05762), Paulo Afonso-BA (0,04656), dentre outras.

Segundo técnicos do IEME e da Target Marketing e Pesquisas, o IPC atribui a cada município a sua participação percentual no potencial total de consumo do país. “Considerando que o potencial total do mercado nacional seja 100%, o IPC identifica quanto cada região representa deste todo”, diz o texto explicativo sobre o IPC.

O índice é calculado com base na apuração do consumo das famílias dentro das contas nacionais (Banco Central e IBGE); no cálculo do valor nominal do PIB, conforme dados do Banco Central; no cálculo do percentual de cada estado dentro das faixas de renda consideradas no PNAD; na variação da renda por município com base em dados de distribuição de impostos, conforme distribuição do TCU; e no cálculo da população de cada município conforme as taxas utilizadas pelo IBGE.

“O cálculo é feito por faixa de renda do chefe das famílias de cada cidade. Com isso, a precisão e a consistência das informações são aumentadas de forma significativa. A apuração dos percentuais do consumo de cada produto por município é feita com base nos índices de Pesquisa de Orçamento Familiar (POF)”, complementa o texto.

Economia em alta - A seleção dos municípios mais importantes considera, além do IPC, o Valor Adicionado (capacidade de transformação de riqueza de cada município). Para os especialistas, o aumento no IPC de uma cidade indica que a economia local foi fortalecida de um ano para o outro, considerando como fatores geradores a geração de emprego e renda e a estabilidade financeira da administração municipal.

A Consultoria Target Marketing explica ainda que o IPC é uma espécie de Produto Interno Bruto (PIB) do consumo que cada município detém, por força da massa de recursos financeiros amealhados pela população. “O índice quantifica o volume de despesas com consumo, para cada categoria de produto analisada na Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE”.

Crescimento econômico - Para o prefeito Veneziano Vital do Rego, o crescimento do IPC é mais um feito positivo e demonstra que a atual gestão tem acertado na execução de políticas públicas e administrativas, visando a melhoria das condições de vida da população.

Segundo Veneziano, fica evidente que a cidade se sobressai por conta de ações em vários setores, desenvolvidas a partir de 2005. Ele citou o bom momento econômico e financeiro da cidade e disse que estes investimentos geraram efeitos positivos imediatos, o que se comprova a cada ano.

Nos últimos 30 dias Campina foi destaque no Jornal Folha de São Paulo e na Rádio Bandeirantes FM, de São Paulo, como a economia que mais cresceu no Nordeste, em 2009. Nas duas oportunidades, Campina Grande foi apontada como a melhor cidade nordestina para a instalação de grandes redes do varejo, devido à sua economia estável e ao dinheiro circulante no município.

Cidade dos Investimentos - Veneziano ainda destacou a quantidade de investimentos de novos grupos privados na cidade, atraídos pela tranqüilidade e estabilidade econômica, gerando aumento considerável no PIB municipal. “É motivo de muito orgulho para nós. Os dados nos estimulam a continuar com as ações que estamos empreendendo desde 2005, pois mostram que estamos no caminho certo”.

Para ele, esta nova realidade confirma “o desenvolvimento que temos assistido nesses últimos anos, em nosso governo, com o reconhecimento de publicações como Gazeta Mercantil, Você S/A, Folha de São Paulo, dentre outros”.

Segundo Veneziano, os investimentos em saneamento básico, ampliação do PSF e muitos outros setores tem propiciado melhorias na saúde, gerando, por exemplo, ampliação da perspectiva de vida do povo campinense. “Tudo isso, aliado ao fato de estarmos investindo em educação e geração de renda, torna possível estes indicadores extremamente positivos”.

Em 2007, Veneziano recebeu o prêmio Municípios Mais Dinâmicos do Brasil, em reconhecimento pelo que os gestores municipais tem feito em suas administrações, conferido pela Gazeta Mercantil, jornal especializado em economia.

Na época, Flávio Pestana, diretor do jornal, disse que o prêmio era “o reconhecimento público de uma gestão eficiente, que fez o município crescer, reduzir suas desigualdades sociais, investir em seus locais adequados e que está colhendo resultados através do reconhecimento”



 
 
.

.

   Parceiros


 
 
 
 

SindCampina.com.br
Av. Mal. Floriano Peixoto, 715 - 3º andar - sala 302 - Centro - Campina Grande - PB - Fone: (83) 3341-1989


Quem criou este site? Quem hospeda este site? Conheça Campina Grande e João Pessoa