23/10/2008
Projeto de deputado eleva níveis tolerados de bebida no trânsito

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado

Por considerar exagerada a lei que proíbe o motorista de ingerir qualquer quantidade de álcool, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou um projeto (PL 3715/2008) que pretende elevar os níveis tolerados da substância no sangue do condutor.

Pela proposta, só passará a ser enquadrado na lei o motorista que apresentar a partir de seis decigramas de álcool por litro (dg/l) de sangue. Até 12 dg/l, o infrator receberia apenas multa. De 13 a 15 dg/l, o condutor seria multado, perderia a carteira de habilitação e teria o veículo apreendido. Caso o índice de concentração de álcool por litro de sangue fosse igual ou superior a 16 dg/l, ele seria preso, além de sofrer outras punições.

Conforme legislação sancionada no mês passado, a faixa de tolerância no exame de sangue equivale a até 2 dg/l. O motorista é multado e corre o risco de perder o direito de dirigir por um ano caso apresente de 2,1 a 5,9 dg/l. A prisão ocorre quando o condutor apresentar índice igual ou superior a 6 dg/l.

O deputado justifica a sua posição com base em levantamento feito pelo Instituto Médico Legal de São Paulo em 2005, que mostra que 44% dos 3.042 mortos em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo ingeriram álcool antes e tinham entre 17 e 24 decigramas de álcool por litro de sangue”. (FSP , 1.6.2008 , p. C-9).