23/10/2009
Copa de 2014 será oportunidade para construir uma política efetiva de capacitação

Deixar de fato uma política de qualificação para o turismo. Um programa que tenha resultado efetivo na ponta, essas são palavras da diretora do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur, Regina Cavalcante, durante apresentação sobre a Copa de 2014, no 54° Reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), na última quarta-feira, durante a Abav 2009, no Riocentro (RJ).

Cavalcante ressaltou que a meta do MTur é qualificar. Por meio do "Bem Receber Copa", 306 mil profissionais do setor serão atendidos até 2013, incluindo gerência e trabalhadores da ponta, que têm contato direto com o turista. Não só os trabalhadores, mas os gerentes também devem ser qualificados para terem segurança na hora de contratar um profissional capacitado, ressaltou.

Hoje, o setor de turismo emprega 7,2 milhões de profissionais. O programa "Bem Receber Copa" capacitará profissionais dos segmentos de alimentação fora do lar, transportes, receptivo local, meios de hospedagem, entretenimento, negócios e eventos e turista seguro - guarda estadual e municipal de turismo.

O MTur planeja, segundo Cavalcante, aumentar a participação do setor no mercado formal e estimular o registro dos profissionais no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para que eles possam ter acesso aos projetos de qualificação do MTur.

Fonte: Jornal do Turismo