CAMPINA
GRANDE
COMO VOCÊ
MERECE!
 

 

 


24/04/2009
Alimentos processados e higienizados nos hotéis

É cada vez mais comum nos dias de hoje a utilização pelos hotéis de frutas e hortaliças já processadas, higienizadas e embaladas, prontas para o consumo. São produtos que sofrem um processamento mínimo, mantendo o frescor e a qualidade e agregando conveniência, praticidade e higiene. Uma opção adequada, que possui qualidade, é aquela que atende as exigências do mercado consumidor, apresentando-se em conformidade com suas características originais, preservando sua coloração, sabor, aroma e textura, além da segurança desejada. Além disso, o crescimento desse mercado se deve à busca incessante do "novo consumidor" por saúde. Este está cada vez mais exigente e em busca de produtos de alto valor nutricional, de excelente qualidade sensorial, com garantia de segurança e prontos para o consumo. Os alimentos frescos são tidos como mais nutritivos e saborosos que os produtos alimentícios industrializados.

Em geral as etapas do processamento mínimo de hortifrutis são: seleção, classificação da matéria-prima, pré-lavagem, processamento (cortar, picar, tornear, fatiar, descascar), higienização, enxágue, centrifugação e embalagem. Para manter o frescor e o estado natural de alguns vegetais pode ser necessário substituir a atmosfera normal da embalagem por modificada ou controlada. Os principais gases utilizados são O2, N2 e CO2. A embalagem com atmosfera modificada em combinação com a refrigeração minimiza a deterioração do produto.

A higienização é uma operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção. A primeira é a remoção de substâncias minerais e orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, fragmentos de insetos e outras sujidades. Já a segunda é a operação de redução do número de microorganismos por método físico e/ou produto químico, sem comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento. Assim, além de observarmos a qualidade da matéria prima, a higiene das instalações, equipamentos, utensílios e os uniformes dos colaboradores, devemos estar atentos para alguns itens que fazem parte das boas práticas, mas muitas vezes pouco valorizados:

- É imprescindível que a empresa esteja regularizada e apresente licença de funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária para essa atividade;

- A empresa processadora também deve manter cadastro contendo, no mínimo, nome e endereço do fornecedor e identificação do local de origem da matéria prima para facilitar possível necessidade de rastreamento;

- Todos os manipuladores devem ser treinados em boas práticas de manipulação;

- Durante o processamento, em nenhuma hipótese o produto já higienizado pode entrar em contato com o produto ainda não lavado;

- A água utilizada na manipulação dos vegetais deve ser potável.

É proibida a entrada de caixas de madeira dentro das áreas de manipulação e armazenamento;

- A cadeia do frio (baixa temperatura) deve ser mantida durante todas as etapas, desde a produção, manuseio até a comercialização;

- Os produtos utilizados na desinfecção tanto dos vegetais quanto dos equipamentos, utensílios, pisos e paredes devem ter registro no Ministério da Saúde e ser guardados em local reservado para essa finalidade;

- A empresa deve fazer o controle integrado de pragas, empregando principalmente barreiras físicas (telas milimétricas, ralos abre-fecha).

Trabalhar com produtos processados significa maior praticidade e melhor gestão da cozinha do hotel e de seus recursos, diminuição do consumo de água e de energia elétrica, fim do desperdício, com 100% de aproveitamento, certeza de boa qualidade dos produtos, independente das épocas de safra, redução de mão-de-obra, redução no tempo de elaboração dos pratos, diminuição significativa dos volumes de estoque e de lixo, maior rendimento no preparo dos pratos, redução do uso de produtos sanitizantes (cloro, por exemplo) e inviolabilidade dos produtos em razão das embalagens



 
 
.

.

   Parceiros


 
 
 
 

SindCampina.com.br
Av. Mal. Floriano Peixoto, 715 - 3º andar - sala 302 - Centro - Campina Grande - PB - Fone: (83) 3341-1989


Quem criou este site? Quem hospeda este site? Conheça Campina Grande e João Pessoa