26/01/2009
Pequenas empresas devem ter mais acesso a crédito do BNDES, diz Abracex

A Abracex (Associação Brasileira de Comércio Exterior) encaminhou na sexta um pedido ao presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, para que facilite às micro e pequenas empresas o acesso ao crédito do banco estatal. O pedido vem depois que o governo liberou mais R$ 100 bilhões para o BNDES emprestar neste ano.

"O governo vem anunciando montanhas de reais para injeção na economia. Acontece que os beneficiários são sempre os mesmos "grandes conglomerados" ou até países vizinhos", diz Roberto Segatto, presidente da Abracex.

Ele defende que o BNDES crie um balcão direto para que as micro e pequenas empresas consigam apresentar seus projetos de investimentos e obter o crédito sem precisar recorrer a um banco intermediário. "Essas empresas não conseguem ter acesso direto ao BNDES e pagam mais por isso", afirma Segatto.
Para ele, o problema não é do atual governo ou da gestão de Coutinho, mas um erro de longa data na política de financiamento do banco estatal. Segundo ele, o BNDES foca no financiamento de grandes empresas e deixa de lado as micro e pequenas.

"Não conheço uma micro ou pequena empresa que conseguiu pegar crédito no BNDES. E se alguém me contestar, desafio a mostrar uma lista de empresas de pequeno porte que foram financiadas pelo banco", diz.

Além do pedido ao próprio BNDES, Segatto informou que a Abracex, que tem como associados empresas de todos os portes, vai buscar em outras instâncias do governo mudanças na política de concessão de crédito do banco para micro e pequenas companhias.

Uma delas é o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Segatto já tem reunião agendada com o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, no dia 13 de fevereiro, e vai pedir o apoio dele nessa questão.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo – Ed. Dinheiro – Coluna Mercado Aberto