27/05/2009
Lei geral do turismo é analisada na câmara temática de legislação do MTUR

No ultimo dia 19, a Câmara Temática de Legislação, do Conselho Nacional do Turismo, reuniu-se na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em Brasília, sob a coordenação geral do presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Norton Luiz Lenhart, também diretor da CNC, e sob a coordenação técnica de Ricardo Moesch, coordenador geral de serviços turísticos, do Ministério do Turismo.

Na pauta a análise da minuta do decreto regulamentador da Lei nº 11.771/08 - a chamada Lei Geral do Turismo - que está sendo concluído, pelo Ministério do Turismo, para seu posterior envio à Casa Civil da Presidência da República.

Os trabalhos tiveram o seu início com o pronunciamento do coordenador Norton Lenhart que, agradecendo a presença de todos, alertou as entidades presentes quanto à importância do tema para cada um dos segmentos empresariais e governamentais que compõem a cadeia produtiva do turismo nacional. E agradeceu ao Ministério do Turismo por possibilitar a participação do setor privado no processo de concepção da regulamentação da Lei Geral do Turismo.

Após a distribuição de uma primeira versão da minuta proposta, o representante do Ministério do Turismo fez algumas considerações básicas ao processo de tramitação que o documento deve ter e deu início a uma explanação preliminar acerca dos principais pontos que constam daquele documento.

Entre os temas tratados, mereceram considerações especiais os afetos à regulamentação dos seguintes artigos da Lei 11.771/08:

· Artigo 6º: que trata do Plano Nacional de Turismo, que há ser elaborado para sua implantação a cada quatro anos;
· Artigo 7º: sobre a obrigatoriedade do Ministério do Turismo ser a fonte oficial de disponibilização de dados e informações sobre o turismo no Brasil;
· Artigo 8º: sobre as instâncias macrorregionais, estaduais, regionais e municipais de turismo (conceito, composição e modo de funcionamento);
· Artigo 11º: sobre o Conselho Inter facilitador do Turismo (conceito, composição e modo de funcionamento);
· Artigo 15º ao 20º: sobre o FUNGETUR (a ser regulamentado com o objetivo de resgatar para o prestador de serviços turísticos, acrescendo-lhe outras fontes e garantindo o acesso também aos médios e pequenos empresários);
· Artigo 22º: sobre as inúmeras atividades dos prestadores de serviços turísticos

Após um extenso debate e alguns esclarecimentos entre os participantes, foi acordado por unanimidade que a matéria será considerada pelas principais entidades empresariais do turismo nacional, no âmbito da Câmara Brasileira de Turismo da CNC, da qual Lenhart é coordenador, que se reunirá, extraordinariamente, no próximo dia 03 de junho, na sede da CNC no Rio de Janeiro, com o objetivo de elaborar uma versão consolidada daquela minuta de decreto, com todas as considerações do setor empresarial turístico brasileiro.

As considerações das entidades e órgãos governamentais serão encaminhadas diretamente ao Ministério do Turismo.

Posteriormente, a Câmara Temática de Legislação fará uma nova reunião, no dia 09 de junho, na sede da CNC na cidade de Brasília, para o tratamento da versão que contemple a consolidação dos aportes do setor privado e do setor governamental, elaborando, assim, uma versão final para a consideração da Casa Civil.

A proposta do Ministério do Turismo, aceita pelo coordenador Norton Lenhart, é a de apresentar ao público em geral a versão definitiva desse decreto regulamentador durante o 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 1º e 05 de julho.

Essa reunião da Câmara Temática de Legislação contou com a presença de mais de vinte representantes de entidades e ministérios que compõe o Conselho Nacional do Turismo. Dentre elas destacam-se: CNC, SENAC, ABAV, ABREMAR, ABEOC, ABRACAMPING, ANTTUR, FNHRBS, FOHB, SINDEPAT, ANTT, MDIC, MMA e MTUR.

Fonte : ASCOM FNHRBS