30/11/2009
A FNHRBS e as Entidades dos Setores de Turismo são contra a venda de cigarros para menores de 18 anos
Iniciativa vai atingir em três meses 250 mil pontos de venda no varejo

Nesse dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro, é realizado o lançamento nacional da Campanha Nacional de Conscientização contra a venda de cigarros para menores de 18 anos.

O presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Norton Luiz Lenhart, junto com representantes da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH), da Industria de Panificação e Confeitarias (Abip), de Bares e Restaurantes (Abrasel), de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), a Confederação Nacional de Turismo (CNTur) e o Sindicato Nacional das Empresas de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) apresentam em primeira mão para a imprensa brasileira os detalhes da Campanha que tem inicio em dezembro e deve chegar a 250 mil pontos de vendas do varejo.

A Souza Cruz, líder no mercado brasileiro de cigarro, com mais de 60% de market share, apóia a iniciativa. Segundo Norton Lenhart, presidente da FNHRBS, o combate à venda de cigarros para menores de idade é um tema de grande importância em todo o mundo e de grande relevância para todo o setor, que há algum tempo vem buscando adotar, em todas as áreas de negócios, práticas cada vez mais sustentáveis, em consonância com o consumidor, cada vez mais consciente e que tem exigido das empresas que estas desempenhem um papel que vai muito além das suas obrigações legais.

É consenso mundial, independente da atividade produtiva em questão, que, para garantir um negócio próspero, além do lucro, é preciso perseguir práticas de responsabilidade social. O consumo de cigarros por menores de 18 anos é um dos temas que o setor está focado em solucionar, já que é diretamente ligado à nossa cadeia produtiva.

Todas as entidades envolvidas nessa Campanha, bem com a Souza Cruz, são organizações sérias, que pagam impostos, geram renda para o país e empregam milhares de pessoas. O cigarro é um produto legal e o ato de fumar é uma opção pessoal, de adultos conscientes dos riscos associados, e que devem ter seus direitos respeitados. E somos conscientes de que, em hipótese nenhuma, crianças e adolescentes estão aptos a assumirem este risco.

A Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares apóia uma legislação equilibrada, que permita a convivência entre fumantes e não-fumantes em recintos públicos abertos e fechados, separados por barreira física e com sistema de ventilação/ exaustão adequado.

As leis em vigência em alguns estados brasileiros são inconstitucionais e excluem o fumante do convívio social em bares e restaurantes. Vários outros estados do país, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás adotam a lei federal, que é mais flexível e permite a convivência entre os dois grupos, sem prejuízo, de nenhuma ordem, para nenhuma das partes, afirma Lenhart.

Serviço :
Lançamento da Campanha Nacional de Conscientização contra a venda de cigarros para menores de 18 anos
Dia : 30 de novembro, às 19h
Local : Restaurante Laguiole, no Centro do Rio de Janeiro
Endereço : Avenida Infante Dom Henrique, 85, Museu de Arte Moderna (MAM)

Fonte: Assessoria de Imprensa FNHRBS