30/11/2009 A FNHRBS e as Entidades dos Setores de Turismo são contra a venda de
cigarros para menores de 18 anos
Iniciativa vai atingir em três meses 250 mil pontos de venda no varejo
Nesse dia 30 de novembro, no Rio de Janeiro, é realizado o lançamento nacional
da Campanha Nacional de Conscientização contra a venda de cigarros para menores
de 18 anos.
O presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares
(FNHRBS), Norton Luiz Lenhart, junto com representantes da Associação Brasileira
da Industria de Hotéis (ABIH), da Industria de Panificação e Confeitarias
(Abip), de Bares e Restaurantes (Abrasel), de Gastronomia, Hospedagem e Turismo
(Abresi), a Confederação Nacional de Turismo (CNTur) e o Sindicato Nacional das
Empresas de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) apresentam em primeira
mão para a imprensa brasileira os detalhes da Campanha que tem inicio em
dezembro e deve chegar a 250 mil pontos de vendas do varejo.
A Souza Cruz, líder no mercado brasileiro de cigarro, com mais de 60% de market
share, apóia a iniciativa. Segundo Norton Lenhart, presidente da FNHRBS, o
combate à venda de cigarros para menores de idade é um tema de grande
importância em todo o mundo e de grande relevância para todo o setor, que há
algum tempo vem buscando adotar, em todas as áreas de negócios, práticas cada
vez mais sustentáveis, em consonância com o consumidor, cada vez mais consciente
e que tem exigido das empresas que estas desempenhem um papel que vai muito além
das suas obrigações legais.
É consenso mundial, independente da atividade produtiva em questão, que, para
garantir um negócio próspero, além do lucro, é preciso perseguir práticas de
responsabilidade social. O consumo de cigarros por menores de 18 anos é um dos
temas que o setor está focado em solucionar, já que é diretamente ligado à nossa
cadeia produtiva.
Todas as entidades envolvidas nessa Campanha, bem com a Souza Cruz, são
organizações sérias, que pagam impostos, geram renda para o país e empregam
milhares de pessoas. O cigarro é um produto legal e o ato de fumar é uma opção
pessoal, de adultos conscientes dos riscos associados, e que devem ter seus
direitos respeitados. E somos conscientes de que, em hipótese nenhuma, crianças
e adolescentes estão aptos a assumirem este risco.
A Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares apóia uma
legislação equilibrada, que permita a convivência entre fumantes e não-fumantes
em recintos públicos abertos e fechados, separados por barreira física e com
sistema de ventilação/ exaustão adequado.
As leis em vigência em alguns estados brasileiros são inconstitucionais e
excluem o fumante do convívio social em bares e restaurantes. Vários outros
estados do país, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo,
Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás adotam
a lei federal, que é mais flexível e permite a convivência entre os dois grupos,
sem prejuízo, de nenhuma ordem, para nenhuma das partes, afirma Lenhart.
Serviço :
Lançamento da Campanha Nacional de Conscientização contra a venda de cigarros
para menores de 18 anos
Dia : 30 de novembro, às 19h
Local : Restaurante Laguiole, no Centro do Rio de Janeiro
Endereço : Avenida Infante Dom Henrique, 85, Museu de Arte Moderna (MAM)
Fonte: Assessoria de Imprensa FNHRBS
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