04/01/2010
Tratamento VIP

Para competir com grandes redes, pequenos hotéis e pousadas oferecem atendimento para lá de especial

Qualidade e conforto são atributos obrigatórios na hotelaria e perderam força como argumento para atratividade. Os turistas, cada vez mais exigentes, buscam experiências diferentes quando partem em férias. Querem experimentar e não apenas contemplar, como já sinalizou a Organização Mundial do Turismo.

Essa quebra de paradigma tem trazido grandes oportunidades de negócios a pequenos hotéis e pousadas, com forte potencial para personalização e agilidade na transformação do atendimento.

Segundo o Sebrae, o hóspede desse segmento busca um ambiente aconchegante, foge da impessoalidade e da padronização, quer ser chamado pelo nome e atendido como se fosse o único hóspede do hotel. "Esse cliente aprecia ambientes charmosos, bem decorados, simpatia da equipe e cuidado nos serviços. Muitas vezes, o contato com os proprietários cria laços com o hóspede, que volta e também indica o estabelecimento aos amigos", comenta Richard Alves, coordenador do segmento de turismo do Sebrae na Bahia.

Aplicar-se no relacionamento com o cliente é uma das grandes armas dos pequenos. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em julho deste ano, quase 80% dos turistas que viajaram nos últimos dois anos o fizeram por conta própria; 75,1% negociaram direto com a pousada ou hotel; 57,4% deles voltaram a locais já visitados e 41,5% buscaram informações sobre destino e hospedagem com parentes e amigos.

"Essa relação direta exige inovação constante. Quando o cliente volta tem de haver algo diferente. Vale também fazer uma ficha com observações sobre o hóspede. Se ele gosta de pão de queijo com geleia no café da manhã, lembre-se disso", ensina Saskia Lima, coordenadora de segmentação do Ministério do Turismo. Ela lembra que inovação não tem muito a ver com tecnologia, mas com a criatividade. "O chocolatinho em cima da cama está ultrapassado. Tudo o que é novidade atrai o turista."

Entre as dicas da coordenadora, está a montagem de programações para os turistas, que envolvam roteiros históricos, ecoturismo, turismo de aventura e vivência com a população local. A estratégia pode render receitas extras com passeios e transformar-se em uma positiva propaganda. "Pequenos hotéis e pousadas vivem de indicação", ressalta Saskia.

Alexandre Sampaio, diretor nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) destaca que, das empresas formais registradas no setor de hospedagem, 68% estão no segmento de micro, pequena e média empresa. "Vemos uma preocupação cada vez maior na busca por excelência nesses hotéis, o que mostra uma sofisticação e amadurecimento do mercado."

Entre as estratégias para competir com as grandes redes, sem perder o diferencial da personalização, ele destaca políticas de marketing, formação de cadeias de compras compartilhadas e a associação de empresas de pequeno porte para reduzir custos.

A eficiência na gestão é um desafio, que se completa com a necessidade de treinar a equipe. Como a grande oferta de pousadas e hotéis acirra a concorrência, o empresário precisa dedicar tempo para refletir sobre o negócio e geri-lo. "O maior erro está em imaginar que basta montar a pousada e receber bem, que tudo está resolvido. Competência em gestão é que vai fazer com que o empreendimento dê certo", ensina.

Sampaio, da Abih, lembra que há programas de qualificação gratuitos ou que exigem baixo investimento, como o Qualifica Brasil, que estão à disposição dos empreendedores do turismo. O Qualifica Brasil é uma iniciativa da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, em parceria com o Ministério do Turismo, que tem a intenção de promover a melhoria na qualidade e a sustentabilidade dos negócios do turismo. A capacitação engloba planejamento e gestão financeira, gestão do alimento seguro e gestão da qualidade no atendimento.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias