12/05/2009
TURISTA CULTURAL DESTACA HOSPITALIDADE, DANÇA E MÚSICA BRASILEIRA

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizaram estudo inédito que revela o comportamento dos estrangeiros que vêm ao País interessados em turismo cultural. De acordo com os resultados da pesquisa de campo, feita durante os festejos juninos no Norte e no Nordeste, em 2008, a hospitalidade do povo, a música e a dança são as principais representações brasileiras destacadas (60%). Em segundo e terceiro lugares vieram as manifestações populares (47%), o artesanato e a gastronomia (30%). Os entrevistados aprovaram a acessibilidade, a segurança e os espaços de lazer dos atrativos visitados.

Aracaju (SE), Caruaru (PE), Campina Grande (PB), São Luís (MA) e Parintins (AM) foram os locais selecionados para a aplicação de questionários com a intenção de verificar as principais características do turista interessado em conhecer as manifestações culturais brasileiras. O objetivo é aperfeiçoar estratégias de promoção internacional voltadas para o segmento do turismo cultural e intensificar a divulgação da cultura popular do país no exterior.

Os turistas culturais que visitam o Brasil são, em sua maioria, europeus e vivem em grandes cidades. “São exigentes e buscam originalidade, autenticidade. São viajantes que gostam de interagir diretamente com as manifestações populares”, observa a presidente da Embratur, Jeanine Pires. De acordo com ela, o turismo cultural é um instrumento capaz de fortalecer a imagem da diversidade do país no exterior. “A Embratur está atenta ao potencial do segmento.”

FONTE: ASCOM MINISTÉRIO DO TURISMO