20/04/2009
Projeto cria padrões de qualidade para o turismo

O Ministério do Turismo (MTur), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) assinaram um acordo para criar o Projeto de Qualificação dos Serviços e Equipamentos Turísticos. ?O objetivo do acordo é qualificar os destinos turísticos e estabelecer uma política de estímulo a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos serviços ligados ao setor do turismo?, afirma o coordenador geral dos Serviços Turísticos do MTur, Ricardo Moesch. O projeto prevê um parque tecnológico para que empresas desenvolvam produtos dentro de modelos e padrões de qualidade. ?Neste parque, por exemplo, teremos um hotel-modelo para testes e aprendizagem que serão usados na atualização dos padrões brasileiros de hotelaria?, adiantou Jorge Nicola, diretor de Inovação e Tecnologia do instituto. Alinhado ao Plano Nacional de Turismo, o acordo foi assinado no último dia 8 de abril, durante o Encontro Nacional de Competitividade Turística. A instituição de um novo modelo de classificação para meios de hospedagem e a regulamentação de um Selo de Qualidade para o Turismo também estão entre as principais ações do projeto.