CAMPINA
GRANDE
COMO VOCÊ
MERECE!
 

 

 


22/12/2008
Medidas anticrise do governo já ampliam oferta de dinheiro, diz BC

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Mário Mesquita, disse que as medidas adotadas pelo órgão e pelo governo para aumentar a liquidez (oferta de dinheiro) no mercado já surtiram efeito, principalmente em relação a pequenos e médios bancos. Ele disse, no entanto, que ainda é cedo para avaliar o impacto no mercado como um todo.

"Temos que ter uma visão pragmática do processo. A liquidez para instituições financeiras parece estar bem encaminhada, mas o mercado ainda não voltou à situação pré-Lehman Brothers", disse, se referindo ao banco norte-americano que quebrou em setembro, agravando a crise financeira.

Mesquita comentou ainda a diferença em relação à previsão para o crescimento do PIB de 2009 feita pelo Banco Central (3,2%) e pelo mercado (2,4%). "O mercado talvez esteja mais pessimista em relação ao crescimento da economia mundial", disse.

Ele ressaltou que a taxa de câmbio brasileira voltou aos níveis históricos e disse que esse ajuste está ocorrendo em todos os países exportadores de commodities.

O Banco Central prevê ainda um déficit em conta corrente de 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2008 e 1,7% em 2009.

Para o emprego, o BC prevê uma "acomodação", com uma diminuição no ritmo de contratação, mas sem redução de postos de trabalho no curto prazo.

"Não devemos observar a manutenção do ritmo de contratações no emprego formal que houve no ano de 2007 e 2008. Não projetamos uma redução muito intensa, pelo menos não no curto prazo".

Fonte: Folha Online – Editoria Dinheiro



 
 
.

.

   Parceiros


 
 
 
 

SindCampina.com.br
Av. Mal. Floriano Peixoto, 715 - 3º andar - sala 302 - Centro - Campina Grande - PB - Fone: (83) 3341-1989


Quem criou este site? Quem hospeda este site? Conheça Campina Grande e João Pessoa