29/12/2009 Copa de 2014: Produtos de Qualidade e com Identidade Local para os Turistas
Manual de Integração de Produção Associada ao Turismo será lançado para orientar
empreendedores de artesanato, gastronomia e agroindústria sobre diversificação
O Brasil da natureza, do povo, da alegria, do clima, da modernidade e da cultura
viva. Cultura expressa pelas mãos dos artesãos; embalada pelas manifestações
culturais; e alimentada pela culinária típica de um país que se prepara para
receber os 500 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014.
De olho nesse público e na necessidade de agregar maior competitividade aos
produtos e serviços turísticos brasileiros, o Ministério do Turismo (MTur), em
parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e apoio
da Associação de Cultura Gerais (ACG), lançará um Manual de Integração de
Produção Associada ao Turismo. O objetivo é orientar empreendedores locais das
áreas de artesanato, gastronomia, manifestações culturais e agroindústria sobre
como diversificar a oferta turística por meio da formatação de novos produtos
com qualidade e identidade regional.
Segundo pesquisa encomendada pela Embratur, onde foram ouvidas 2,4 mil pessoas
de 27 países, 57% dos estrangeiros que visitaram o Brasil desejam voltar para a
Copa. A ideia é formatar produtos para fidelizar ainda mais esse turista.
O manual será aplicado em destinos do entorno das cidades-sede da Copa de 2014.
Entre os municípios contempladas estão: Novo Airão (AM), Mata de São João (BA),
Aquiraz (CE), Rota Norte – Planaltina, Sobradinho e Paranoá (DF), Sabará (MG),
Nossa Senhora do Livramento (MT), Gravatá (PE), Campo Largo (PR), Nova Friburgo
(RJ), Ceará Mirim (RN), Viamão (RS), Holambra (SP). Estes foram indicados pelas
Secretarias Estaduais de Turismo e selecionados por técnicos do MTur, que
utilizaram como critérios a localização de até 160 km da capital e a existência
de produção associada ao turismo relevante e diversificada.
Profissionais locais dos setores cultural e de agronegócios, representantes de
agências de viagem, associações de meios de hospedagem e de bares e restaurantes
e da área de gestão pública serão indicados pelas Secretarias ou Órgãos de
Turismo Municipais e pelas unidades dos Sebrae para participarem de capacitação.
Fonte: Ministério do Turismo
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