30/10/2008 McDonald´s busca maior eficiência operacional e tecnologia é desenvolvida no Brasil
Ganho de eficiência operacional passou a ser um dos termos que mais se ouvem no
centro de inovação do McDonalds nos Estados Unidos, diferentemente do que
acontecia há cerca de quatro anos, quando a diversificação do cardápio tomava
boa parte das discussões.
Uma das estratégias para aumentar a eficiência operacional daqui para a frente é
o uso da tecnologia touch screen. O sistema está sendo desenvolvido no Brasil
pela VSI, em São Paulo, e estará cada vez mais presente nas lanchonetes do
McDonalds.
A fornecedora, com sede nos Estados Unidos, tem um centro de desenvolvimento de
softwares em São Paulo. A companhia foi escolhida pelo McDonalds há alguns anos
por oferecer um sistema que pode ser utilizado em qualquer país. "Como temos
lojas no mundo todo, a unificação dos sistemas trará um ganho de escala enorme
para a empresa", explica Dave Burkhart, que responde pelo projeto no centro de
inovação do McDonalds. Hoje, acrescenta, cada país precisa adotar uma linguagem
diferente para a recepção dos pedidos. "Devemos entrar com essa tecnologia no
Brasil no ano que vem", afirma.
O McDonalds está desenvolvendo equipamentos com a tecnologia touch screen que
ficam na retaguarda das lojas, como nos terminais utilizados pelos atendentes
para a recepção dos pedidos no balcão e tecnologias de auto-atendimento. No
primeiro caso, a implementação já está em um estágio bem mais avançado. Uma
centena de restaurantes nos EUA já possui esse tipo de terminal, que começou a
ser levado para as lojas do Japão e Austrália. "Devemos entrar com essa
tecnologia no Brasil no ano que vem", afirma Dave Burkhart, que responde pelo
projeto no centro de inovação do McDonalds.
A rede de fast-food já começou a implementar terminais de auto-atendimento com a
nova tecnologia na França, que permitem que os clientes paguem a conta e façam
eles mesmos os pedidos apenas tocando os ícones expostos na tela. Concluída a
escolha, uma senha é enviada ao balconista, que entrega a refeição ao
consumidor.
Além de proporcionar atraentes ganhos de escala por permitir o uso de ícones e
de uma só linguagem no mundo inteiro, o sistema touch screen oferece outra
grande vantagem: a interatividade. Nos terminais de auto-atendimento, as
crianças, por exemplo, podem participar da escolha ou o consumidor pode
selecionar a língua que desejar para as instruções, assim como nos terminais de
"self check-in" das companhias aéreas. "Essa experiência de compra é muito
importante e queremos fazer com ela seja a mais agradável possível", diz Melody
Roberts, diretora de projetos de experiência do consumidor do centro de inovação
do McDonalds, em Chicago.
Aumento dos lucros
O McDonalds obteve resultados robustos publicados ao longo deste ano - no
terceiro trimestre, as vendas aumentaram, 4,7% nos EUA e 8,2% na Europa,
indicando que as projeções catastróficas do início do ano estavam erradas. As
medidas implementadas por Jim Skinner, CEO do McDonalds, como diversificação do
cardápio e reformas dos pontos-de-venda, possibilitaram à multinacional dar a
volta por cima. A rede contou ainda com uma ajuda inesperada. Com a crise nos
EUA na Europa, mais pessoas estão procurando a rede de fast-food em busca de
refeições a preços baixos
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