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30/10/2008
McDonald´s busca maior eficiência operacional e tecnologia é desenvolvida no Brasil

Ganho de eficiência operacional passou a ser um dos termos que mais se ouvem no centro de inovação do McDonalds nos Estados Unidos, diferentemente do que acontecia há cerca de quatro anos, quando a diversificação do cardápio tomava boa parte das discussões.

Uma das estratégias para aumentar a eficiência operacional daqui para a frente é o uso da tecnologia touch screen. O sistema está sendo desenvolvido no Brasil pela VSI, em São Paulo, e estará cada vez mais presente nas lanchonetes do McDonalds.

A fornecedora, com sede nos Estados Unidos, tem um centro de desenvolvimento de softwares em São Paulo. A companhia foi escolhida pelo McDonalds há alguns anos por oferecer um sistema que pode ser utilizado em qualquer país. "Como temos lojas no mundo todo, a unificação dos sistemas trará um ganho de escala enorme para a empresa", explica Dave Burkhart, que responde pelo projeto no centro de inovação do McDonalds. Hoje, acrescenta, cada país precisa adotar uma linguagem diferente para a recepção dos pedidos. "Devemos entrar com essa tecnologia no Brasil no ano que vem", afirma.

O McDonalds está desenvolvendo equipamentos com a tecnologia touch screen que ficam na retaguarda das lojas, como nos terminais utilizados pelos atendentes para a recepção dos pedidos no balcão e tecnologias de auto-atendimento. No primeiro caso, a implementação já está em um estágio bem mais avançado. Uma centena de restaurantes nos EUA já possui esse tipo de terminal, que começou a ser levado para as lojas do Japão e Austrália. "Devemos entrar com essa tecnologia no Brasil no ano que vem", afirma Dave Burkhart, que responde pelo projeto no centro de inovação do McDonalds.

A rede de fast-food já começou a implementar terminais de auto-atendimento com a nova tecnologia na França, que permitem que os clientes paguem a conta e façam eles mesmos os pedidos apenas tocando os ícones expostos na tela. Concluída a escolha, uma senha é enviada ao balconista, que entrega a refeição ao consumidor.

Além de proporcionar atraentes ganhos de escala por permitir o uso de ícones e de uma só linguagem no mundo inteiro, o sistema touch screen oferece outra grande vantagem: a interatividade. Nos terminais de auto-atendimento, as crianças, por exemplo, podem participar da escolha ou o consumidor pode selecionar a língua que desejar para as instruções, assim como nos terminais de "self check-in" das companhias aéreas. "Essa experiência de compra é muito importante e queremos fazer com ela seja a mais agradável possível", diz Melody Roberts, diretora de projetos de experiência do consumidor do centro de inovação do McDonalds, em Chicago.

Aumento dos lucros

O McDonalds obteve resultados robustos publicados ao longo deste ano - no terceiro trimestre, as vendas aumentaram, 4,7% nos EUA e 8,2% na Europa, indicando que as projeções catastróficas do início do ano estavam erradas. As medidas implementadas por Jim Skinner, CEO do McDonalds, como diversificação do cardápio e reformas dos pontos-de-venda, possibilitaram à multinacional dar a volta por cima. A rede contou ainda com uma ajuda inesperada. Com a crise nos EUA na Europa, mais pessoas estão procurando a rede de fast-food em busca de refeições a preços baixos



 
 
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