29/01/2009 Turismo de Experiência será implantado em quatro novos destinos do País
Depois da iniciativa na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, o projeto
Economia da Experiência chega a Petrópolis (RJ), Bonito (MS), Costa do
Descobrimento (BA) e Belém (PA)
Fazer uma viagem inesquecível em que experiências únicas, originais e memoráveis
possam ser vivenciadas é o sonho de muita gente. Com base nessa tendência de
mercado que vem movimentando o turismo, foi criado o projeto Economia da
Experiência, uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae com gestão do
Instituto Marca Brasil. O projeto, inicialmente desenvolvido na Região da Uva e
Vinho, no Rio Grande do Sul, será implantado nessa segunda etapa em quatro novos
destinos brasileiros: Petrópolis(RJ), Bonito(MS), Costa do Descobrimento(BA) e
Belém (PA). O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os
conceitos inovadores da “Sociedade dos Sonhos” e “ Economia da Experiência”. As
macro ações dessa proposta resultarão a diversificação da oferta turística, a
ampliação do consumo turístico e da satisfação dos visitantes e o aumento da
geração de emprego e renda na região.
De acordo com o presidente do IMB, José Zuquim, a Economia da Experiência traduz
uma tendência de consumo mundial que anuncia novas necessidades e valores de
mercado e está sendo seguida por aqueles que querem inovar nos processos de
formação e comercialização de produtos, especialmente na atividade turística.
“Esse fenômeno atual faz com que o componente emocional, os valores e os
sentimentos adquiram maior relevância que o componente racional. O turista hoje
tem expectativas que vão além da contemplação passiva dos atrativos, ele não
visa apenas contemplar, mas também participar, fazer parte de algo por algum
momento e realizar um desejo. Este turista, que está cada vez mais autônomo e
bem informado, é aquele que volta para casa contando que fez a viagem dos
sonhos”, explica.
Para Daniela Bitencourt, diretora-superintendente do IMB, a demanda tende a se
fragmentar cada vez mais, pressionando para a diversificação da oferta
turística.“Tudo o que for relacionado ao lúdico e ao sonho terá êxito na
indústria do futuro. Os profissionais do turismo têm que se tornar criadores,
narradores de histórias e vendedores de experiências”, avalia.
Nesse processo, é fundamental que os empresários tenham como base das ofertas
turísticas os serviços desenvolvidos localmente, aproveitando-se da sua cultura
e do que oferecem de melhor. A experiência que os empresários põem à disposição
do turista deve ser única, original e inovadora. O Economia da Experiência vai
ajudar cada região a descobrir sua vocação turística e desenvolvê-la de forma
profissional e com excelência.
O IMB já começou a trabalhar no projeto na Costa do Descobrimento. Após o
primeiro encontro com os empreendedores, ocorrido no dia 12 de dezembro de 2008
em Porto Seguro, o Instituto, junto com o Sebrae e o Ministério do Turismo, dará
início à aplicação do conceito nos empreendimentos já selecionados do destino,
além da Oficina de Tematização, entre os dias 4 e 5 de fevereiro.
Já nos demais destinos, os lançamentos locais ocorrerão em Fevereiro, iniciando
assim o trabalho de disseminação do conceito entre os atores e a comunidade
local, para posteriormente começarem as consultorias e a preparação das empresas
para apresentarem experiências memoráveis aos turistas.
*Conheça um pouco mais sobre cada destino que receberá o projeto:*
*PETRÓPOLIS*
Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial, apresenta nos dias atuais,
forte apelo histórico cultural,* *percebido por meio de seu patrimônio
arquitetônico e dos diversos grupos que demonstram habilidades para música,
dança, teatro, artes plásticas, artesanato e outros. Além disso, Petrópolis tem
muitas histórias para contar.
Histórias que se entrelaçam e formam a mais fascinante de todas: a de uma cidade
que remete a um importante período da história do Brasil.
Como o projeto Economia da Experiência busca trabalhar de forma simples a
valorização da singularidade local e da cultura, o resgate das histórias,
procurando agregar valor aos produtos e serviços de uma região de forma a
promover o encantamento dos turistas, encontramos grandes oportunidades para a
cidade de Petrópolis, que é rica em elementos que podem se transformar em
experiências inesquecíveis.
Em Petrópolis, o Projeto teve início no dia 7 de julho de 2008, quando ocorreu a
visita diagnóstica, a mobilização dos órgãos oficiais e instituições parceiras e
análise de alguns empreendimentos da região.
Posteriormente, foi trabalhado o conceito e o plano de ação do Projeto com a
gestora local, e atualmente a equipe técnica, o Sebrae Petrópolis e a Secretaria
de Turismo, trabalham juntas para pré-selecionar os empreendedores que serão
contemplados com a iniciativa, além de organizar o lançamento local do Projeto,
marcado para o dia 16 de fevereiro de 2009.
BONITO
As origens da cidade de Bonito remetem à história da formação do município de
Miranda, do qual era distrito, quando da expansão espanhola do século XVI no
vale do Paraguai. Em 1948, o distrito de Bonito foi elevado à categoria de
município.
Bonito é conhecida pelas belezas naturais, águas cristalinas, a variedade de
peixes, e por ser um local adequado para a prática de esportes radicais.
O Projeto Economia da Experiência teve início na cidade no dia 21 de julho de
2008 com a visita diagnóstica. Posteriormente, a equipe técnica esteve no local
para repasse das ações seguintes do projeto e esclarecimento de dúvidas, já que
estão fazendo a pré-seleção dos empreendimentos e a escolha do tema que será
abordado pelos empreendimentos contemplados na elaboração das inovações.
O lançamento local está confirmado para o dia 10 de fevereiro de 2009, buscando
as adesões efetivas dos empresários para que sejam iniciadas as consultorias.
*BELÉM*
Belém é conhecida como a "Metrópole da Amazônia", popularmente chamada de
"Cidade das Mangueiras" pela abundância de exemplares dessa árvore em suas ruas.
Também é denominada "Cidade Morena", característica herdada da miscigenação do
povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região na época
da fundação. Por isso, é uma cidade de rica cultura, gastronomia com comidas
típicas indígenas como: tacacá, maniçoba, pato no tucupi, o açaí, entre outros e
há grande diversidade de ecossistemas: igarapés, floresta, várzea, as ilhas com
suas praias, os mangues.
Por causa dessas peculiaridades, Belém foi a cidade selecionada na Região Norte
e atualmente definiu o tema que será trabalhado durante o projeto: Belém das
Crenças, Cheiros e Sabores, explorando assim a religiosidade, os aromas e os
diferentes sabores que a cidade oferece, trazendo uma experiência inigualável
aos turistas que ali estiverem.
Atualmente, o destino está sendo trabalhando na pré-seleção dos empreendimentos
e na organização do evento de lançamento local, marcado para o dia 18 de
fevereiro.
*COSTA DO DESCOBRIMENTO*
A região onde nasceu o Brasil já cumpriu a primeira etapa do projeto. O
lançamento já foi realizado, o primeiro encontro dos empreendedores e dos
consultores também. Em breve serão iniciadas as consultorias, a primeira reunião
entre os consultores e a Oficina de Tematização.
*REGIÃO DA UVA E VINHO*
A região já recebeu o projeto piloto, mas não foi executada a etapa de
comercialização dos produtos inovadores implantados nos estabelecimentos. Sendo
assim, as ações começam a ser realizadas com o objetivo de divulgar e vender os
produtos elaborados durante o projeto, como por exemplo:
· JEEP DO TONI - AVENTURAS DA MINHA INFÂNCIA
Passeio de jeep pelo interior de Veranópolis, com duração aproximada de três
horas. Entre estradas de chão batido e trilhas centenárias em meio à mata
nativa, visita-se a Cachoeira dos Três Monges, a Cascata da Usina Velha, a
Caverna Indígena, pontes e túneis do trem no Rio das Antas e o Belvedere do
Espigão. Cheiro de mato, vento no rosto, sensação de liberdade. Opção com
lanche. Tudo regado às histórias vividas pelo "Toni".
· CAMINHADA LUA CHEIA /E 1ª NOITE DO PROSECCO
Esse roteiro consiste numa caminhada de aproximadamente duas horas em estrada
pavimentada. Durante o trajeto, será possível observar as* *4 fases da lua e sua
influência na vida animal e vegetal. Haverá também a apresentação de um vídeo
sobre os Movimentos da Natureza no Planeta Terra e uma degustação de queijos,
pernil de ovelha ecológico, salame, pão e biscoito de forno a lenha, polenta.
· DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS NA VALLONTANO
A Vallontano propõe uma degustação diferente, onde os sentidos são provocados. O
turista é vedado e vai provando vários vinhos relatando as sensações, com
destaque para as suas emoções, as suas lembranças, a sua experiência. A proposta
é deixar o turista "viajar”, conduzindo sua experiência na degustação, afinal o
vinho tem alma e está presente na história da humanidade. Depois disso, serão
revelados os vinhos que foram degustados e as suas características.
· FESTA DA VINDIMA NA CASA VALDUGA
O dia começa com a colazione (típico café da manhã servido antes da colheita nos
parreirais com frutas da estação, sucos, café com leite, torta tirolesa, torta
de mel, cuca de uva, bolo de laranja, grostoli fino, fortaia com salame fresco,
polenta brustolada, pão colonial feito na palha, salame, queijo, copa, marmelada
de figo e marmelada de uva).
Depois disso, cada visitante recebe o material da vindima: avental e chapéu.
Após uma passada na Casa de Madeira com degustação de suco de uva é hora da
saída para a colheita das uvas nos parreiras onde acontece um show de um coral
típico italiano com sabrage, lá mesmo nos vinhedos.
Pausa para o almoço com cardápio italiano e visita a unidade de vinificação
demonstrando o processo de elaboração do vinho (recepção da uva, seleção dos
cachos, desengace, tanques de fermentação). A história dos imigrantes italianos
é contada na Capela das Neves. De lá, os visitantes são convidados para o
esmagamento das uvas com os pés. O dia termina com uma visita a unidade de
maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumante e um jantar de
encerramento com show de música típica italiana.
Fonte: Ass. Imprensa Instituto Marca Brasil
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