29/01/2009
Turismo de Experiência será implantado em quatro novos destinos do País

Depois da iniciativa na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, o projeto Economia da Experiência chega a Petrópolis (RJ), Bonito (MS), Costa do Descobrimento (BA) e Belém (PA)

Fazer uma viagem inesquecível em que experiências únicas, originais e memoráveis possam ser vivenciadas é o sonho de muita gente. Com base nessa tendência de mercado que vem movimentando o turismo, foi criado o projeto Economia da Experiência, uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae com gestão do Instituto Marca Brasil. O projeto, inicialmente desenvolvido na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, será implantado nessa segunda etapa em quatro novos destinos brasileiros: Petrópolis(RJ), Bonito(MS), Costa do Descobrimento(BA) e Belém (PA). O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da “Sociedade dos Sonhos” e “ Economia da Experiência”. As macro ações dessa proposta resultarão a diversificação da oferta turística, a ampliação do consumo turístico e da satisfação dos visitantes e o aumento da geração de emprego e renda na região.

De acordo com o presidente do IMB, José Zuquim, a Economia da Experiência traduz uma tendência de consumo mundial que anuncia novas necessidades e valores de mercado e está sendo seguida por aqueles que querem inovar nos processos de formação e comercialização de produtos, especialmente na atividade turística. “Esse fenômeno atual faz com que o componente emocional, os valores e os sentimentos adquiram maior relevância que o componente racional. O turista hoje tem expectativas que vão além da contemplação passiva dos atrativos, ele não visa apenas contemplar, mas também participar, fazer parte de algo por algum momento e realizar um desejo. Este turista, que está cada vez mais autônomo e bem informado, é aquele que volta para casa contando que fez a viagem dos sonhos”, explica.

Para Daniela Bitencourt, diretora-superintendente do IMB, a demanda tende a se fragmentar cada vez mais, pressionando para a diversificação da oferta turística.“Tudo o que for relacionado ao lúdico e ao sonho terá êxito na indústria do futuro. Os profissionais do turismo têm que se tornar criadores, narradores de histórias e vendedores de experiências”, avalia.

Nesse processo, é fundamental que os empresários tenham como base das ofertas turísticas os serviços desenvolvidos localmente, aproveitando-se da sua cultura e do que oferecem de melhor. A experiência que os empresários põem à disposição do turista deve ser única, original e inovadora. O Economia da Experiência vai ajudar cada região a descobrir sua vocação turística e desenvolvê-la de forma profissional e com excelência.

O IMB já começou a trabalhar no projeto na Costa do Descobrimento. Após o primeiro encontro com os empreendedores, ocorrido no dia 12 de dezembro de 2008 em Porto Seguro, o Instituto, junto com o Sebrae e o Ministério do Turismo, dará início à aplicação do conceito nos empreendimentos já selecionados do destino, além da Oficina de Tematização, entre os dias 4 e 5 de fevereiro.

Já nos demais destinos, os lançamentos locais ocorrerão em Fevereiro, iniciando assim o trabalho de disseminação do conceito entre os atores e a comunidade local, para posteriormente começarem as consultorias e a preparação das empresas para apresentarem experiências memoráveis aos turistas.

*Conheça um pouco mais sobre cada destino que receberá o projeto:*

*PETRÓPOLIS*

Petrópolis, também conhecida como Cidade Imperial, apresenta nos dias atuais, forte apelo histórico cultural,* *percebido por meio de seu patrimônio arquitetônico e dos diversos grupos que demonstram habilidades para música, dança, teatro, artes plásticas, artesanato e outros. Além disso, Petrópolis tem muitas histórias para contar.

Histórias que se entrelaçam e formam a mais fascinante de todas: a de uma cidade que remete a um importante período da história do Brasil.

Como o projeto Economia da Experiência busca trabalhar de forma simples a valorização da singularidade local e da cultura, o resgate das histórias, procurando agregar valor aos produtos e serviços de uma região de forma a promover o encantamento dos turistas, encontramos grandes oportunidades para a cidade de Petrópolis, que é rica em elementos que podem se transformar em experiências inesquecíveis.

Em Petrópolis, o Projeto teve início no dia 7 de julho de 2008, quando ocorreu a visita diagnóstica, a mobilização dos órgãos oficiais e instituições parceiras e análise de alguns empreendimentos da região.

Posteriormente, foi trabalhado o conceito e o plano de ação do Projeto com a gestora local, e atualmente a equipe técnica, o Sebrae Petrópolis e a Secretaria de Turismo, trabalham juntas para pré-selecionar os empreendedores que serão contemplados com a iniciativa, além de organizar o lançamento local do Projeto, marcado para o dia 16 de fevereiro de 2009.

BONITO

As origens da cidade de Bonito remetem à história da formação do município de Miranda, do qual era distrito, quando da expansão espanhola do século XVI no vale do Paraguai. Em 1948, o distrito de Bonito foi elevado à categoria de município.

Bonito é conhecida pelas belezas naturais, águas cristalinas, a variedade de peixes, e por ser um local adequado para a prática de esportes radicais.

O Projeto Economia da Experiência teve início na cidade no dia 21 de julho de 2008 com a visita diagnóstica. Posteriormente, a equipe técnica esteve no local para repasse das ações seguintes do projeto e esclarecimento de dúvidas, já que estão fazendo a pré-seleção dos empreendimentos e a escolha do tema que será abordado pelos empreendimentos contemplados na elaboração das inovações.

O lançamento local está confirmado para o dia 10 de fevereiro de 2009, buscando as adesões efetivas dos empresários para que sejam iniciadas as consultorias.

*BELÉM*

Belém é conhecida como a "Metrópole da Amazônia", popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras" pela abundância de exemplares dessa árvore em suas ruas. Também é denominada "Cidade Morena", característica herdada da miscigenação do povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região na época da fundação. Por isso, é uma cidade de rica cultura, gastronomia com comidas típicas indígenas como: tacacá, maniçoba, pato no tucupi, o açaí, entre outros e há grande diversidade de ecossistemas: igarapés, floresta, várzea, as ilhas com suas praias, os mangues.

Por causa dessas peculiaridades, Belém foi a cidade selecionada na Região Norte e atualmente definiu o tema que será trabalhado durante o projeto: Belém das Crenças, Cheiros e Sabores, explorando assim a religiosidade, os aromas e os diferentes sabores que a cidade oferece, trazendo uma experiência inigualável aos turistas que ali estiverem.

Atualmente, o destino está sendo trabalhando na pré-seleção dos empreendimentos e na organização do evento de lançamento local, marcado para o dia 18 de fevereiro.

*COSTA DO DESCOBRIMENTO*

A região onde nasceu o Brasil já cumpriu a primeira etapa do projeto. O lançamento já foi realizado, o primeiro encontro dos empreendedores e dos consultores também. Em breve serão iniciadas as consultorias, a primeira reunião entre os consultores e a Oficina de Tematização.

*REGIÃO DA UVA E VINHO*

A região já recebeu o projeto piloto, mas não foi executada a etapa de comercialização dos produtos inovadores implantados nos estabelecimentos. Sendo assim, as ações começam a ser realizadas com o objetivo de divulgar e vender os produtos elaborados durante o projeto, como por exemplo:

· JEEP DO TONI - AVENTURAS DA MINHA INFÂNCIA

Passeio de jeep pelo interior de Veranópolis, com duração aproximada de três horas. Entre estradas de chão batido e trilhas centenárias em meio à mata nativa, visita-se a Cachoeira dos Três Monges, a Cascata da Usina Velha, a Caverna Indígena, pontes e túneis do trem no Rio das Antas e o Belvedere do Espigão. Cheiro de mato, vento no rosto, sensação de liberdade. Opção com lanche. Tudo regado às histórias vividas pelo "Toni".

· CAMINHADA LUA CHEIA /E 1ª NOITE DO PROSECCO

Esse roteiro consiste numa caminhada de aproximadamente duas horas em estrada pavimentada. Durante o trajeto, será possível observar as* *4 fases da lua e sua influência na vida animal e vegetal. Haverá também a apresentação de um vídeo sobre os Movimentos da Natureza no Planeta Terra e uma degustação de queijos, pernil de ovelha ecológico, salame, pão e biscoito de forno a lenha, polenta.

· DEGUSTAÇÃO ÀS CEGAS NA VALLONTANO

A Vallontano propõe uma degustação diferente, onde os sentidos são provocados. O turista é vedado e vai provando vários vinhos relatando as sensações, com destaque para as suas emoções, as suas lembranças, a sua experiência. A proposta é deixar o turista "viajar”, conduzindo sua experiência na degustação, afinal o vinho tem alma e está presente na história da humanidade. Depois disso, serão revelados os vinhos que foram degustados e as suas características.

· FESTA DA VINDIMA NA CASA VALDUGA

O dia começa com a colazione (típico café da manhã servido antes da colheita nos parreirais com frutas da estação, sucos, café com leite, torta tirolesa, torta de mel, cuca de uva, bolo de laranja, grostoli fino, fortaia com salame fresco, polenta brustolada, pão colonial feito na palha, salame, queijo, copa, marmelada de figo e marmelada de uva).

Depois disso, cada visitante recebe o material da vindima: avental e chapéu. Após uma passada na Casa de Madeira com degustação de suco de uva é hora da saída para a colheita das uvas nos parreiras onde acontece um show de um coral típico italiano com sabrage, lá mesmo nos vinhedos.

Pausa para o almoço com cardápio italiano e visita a unidade de vinificação demonstrando o processo de elaboração do vinho (recepção da uva, seleção dos cachos, desengace, tanques de fermentação). A história dos imigrantes italianos é contada na Capela das Neves. De lá, os visitantes são convidados para o esmagamento das uvas com os pés. O dia termina com uma visita a unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumante e um jantar de encerramento com show de música típica italiana.

Fonte: Ass. Imprensa Instituto Marca Brasil