29/03/2010
País tem o melhor fevereiro na entrada de recursos de turistas estrangeiros

Os turistas estrangeiros proporcionaram uma receita de US$ 511 milhões ao país, no mês passado, de acordo com os números divulgados hoje (22) pelo Departamento Econômico do Banco Central. Foi recorde histórico para o mês de fevereiro, desde o início da série histórica, em 1947, comemorou a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires.

A receita com o turismo externo em fevereiro é 18% maior que os US$ 433 milhões registrados em igual mês do ano passado, mas é 9,71% menor que as divisas deixadas por turistas estrangeiros, no mês anterior, no total de US$ 566 milhões. Apesar do bom desempenho da receita, as despesas dos brasileiros lá fora somaram US$ 1,002 bilhão e determinaram um déficit de US$ 491 milhões na balança de turismo externo.

Das despesas, US$ 403 milhões foram gastos com transporte, com aumento de 131,7% am relação a fevereiro de 2009. Expansão explicada, em parte, pelo aumento da renda do trabalhador brasileiro e pela valorização do real ante o dólar norte-americano.

De acordo com Jeanine Pires, o resultado de fevereiro mostra a “rápida recuperação do turismo internacional para o Brasil, com o arrefecimento da crise econômica mundial”. Desempenho que também reforça as perspectivas de crescimento do setor no país, segundo ela, e lembrou que o Brasil é a 13ª economia do turismo no mundo, de acordo com ranking da World Travel & Tourism Council, que relaciona 181 países.